ANO XXIV - VOL. XXIV, Nº 1 - JANEIRO/DEZEMBRO - 2020
Publicada em 01/07/2020




Clique na imagem da capa da revista acima para ler/baixar a última edição completa
ou
nos títulos abaixo para ler/baixar cada artigo individualmente.


Carta ao Leitor

Artigos

Álvaro, Geógrafo e Educador
José Misael Ferreira do Vale

Nídia Nacib Pontuschka: perspectiva de uma trajetória profissional e acadêmica
Núria Hanglei Cacete

Conhecimento e cidadania no cotidiano da sala de aula. Tributo a Álvaro e Nídia: revisitando suas sementes quase quatro décadas depois
Izabel Castanha Gil

Álvaro José de Souza e o ensino de Geografia
Wellington dos Santos Figueiredo · Elian Alabi Lucci · Maria da Graça Mello · Lourenço Magnoni Júnior

Estudar e ensinar as cidades latino-americanas: um desafio para o professor de Geografia
Lana de Souza Cavalcanti

Na Geografia, a paisagem, o estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem
Helena Copetti Callai

O uso da pesquisa colaborativa na investigação sobre o ensino de Geografia
Genylton Odilon Rêgo da Rocha· Eliézer Andrade de Abreu

Por um ensino de Geografia questionador e reflexivo utilizando fotografias do livro didático
Alcimar Paulo Freisleben · Nestor André Kaercher

Geografias e histórias numa fábula sobre andar em círculos e ainda assim resistir
Nelson Rego

Em busca dos fundamentos: o problema da identidade e do método – parte I: a Geografia da totalidade
Ruy Moreira

A miséria da Geografia escolar e a resposta anticolonialista
Tulio Barbosa

Os desafios da formação de professores de Geografia na UFMS, Câmpus de Aquidauana: a aula de campo como perspectiva interdisciplinar
Lucy Ribeiro Ayach · Ricardo Lopes Batista · Fernando Rodrigo Farias

O sentido de região: identidade e lugar – a região cacaueira da Bahia
Lurdes Bertol Rocha

Quando outras linguagens entram em cena: os desafios e aprendizados de uma experiência
Maria José Martinelli Silva Calixto

A excursão linear como instrumento do processo ensino-aprendizagem em Geografia Física
Lucivânio Jatobá · Alineaurea Florentino Silva

A psicogeografia como trajetos metodológicos: dimensão afetiva no agenciamento de espaços formativos, “fora da escola”
Natanael Reis Bomfim

A prática dos cartões-postais no ensino de Geografia
Vitor Ferreira de Souza · Rodrigo Chechi Marineli · Lourenço Magnoni Júnior

O continente africano e o futuro das regiões periféricas no período da globalização
Cristiano Nunes Alves · Livia Cangiano Antipon

Análise comparativa do conteúdo/linguagem cartográfica nos materiais pedagógicos de Geografia no ensino do Estado de São Paulo na educação básica pública
Nathália Pereira Dourado · Patricia Helena Mirandola Garcia · Lucas Henrique de Souza

O uso do livro didático como atividade pedagógica na disciplina “Geografia do Brasil” no curso de licenciatura em Geografia
Wilson Martins Lopes Júnior

A prática de mapear e o discurso cartográfico na era da geoinformação
Christian Nunes da Silva

Trabalhando com fenômenos da natureza sob a perspectiva da aprendizagem colaborativa no ensino de Geografia
Ana Clarissa Stefanello · Marcia Aparecida Procópio da Silva Scheer

A Geografia e o(a) professor(a): um desafio diário
Leandra de Lourdes Rezende Amaral

Habita em nós uma residência pedagógica: a propósito do subprojeto de Geografia da UEMA
Poliana dos Santos de Carvalho · José Arilson Xavier de Souza

Territórios quilombolas e o ensino de Geografia
João Almeida dos Santos · Candida Soares da Costa

A pedagogia de Freinet no ensino de Geografia: a “aula de descobertas” e o desenvolvimento da consciência socioambiental
Susana Marilu Mainini Sakamoto · Adrieli Cristina Carnietto · Lourenço Magnoni Junior

Narrativasimagens: relação entre currículo praticado e as maneiras de morar, (com)viver e experienciar o bairro
Silvia Letícia Costa Pereira Correia · Natanael Reis Bomfim

Políticas curriculares em contextos amazônicos: desafios para uma educação indígena com/na/pela diferença
Thiara Vichiato Breda

Formação de professores de Geografia na Amazônia: TIC e ensino no norte do Tocantins
Antônia Márcia Duarte Queiroz

Agricultura e soberania alimentar no ensino médio: temas do currículo avaliado
Silvia Aparecida de Sousa Fernandes

Ensino de Geografia e as relações raciais: o projeto que nós propomos como intervenção metodológica para o resgate da cultura e identidade na comunidade remanescente quilombola de Vila Nova Jutaí – Breu Branco - PA
Karleison Coelho da Paixão · Marcus Vinicius Mariano de Souza · Robson Alves dos Santos · Dionel Barbosa Ferreira Junior

A importância da coleta seletiva e reciclagem para os alunos do Colégio Estadual do Jardim Cruzeiro e comunidade de entorno, Umuarama - PR
Léia Cristina Scaldalai · Neocaty Cuevas de Andrade · Odair Delgado Sanches Junior · Juliano Strachulski

A Geografia da infância no ensino fundamental em Nova Iguaçu/RJ
Clézio dos Santos
© 2024 - AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru  
Flag Counter