Online: ISSN 2675-5122      ISSN-L 1413-7461
ANO XXV - VOL. XXV, Nº 5 - JANEIRO/DEZEMBRO - 2021
Publicada em 10/11/2021
EDIÇÃO ATUAL



Clique na imagem da capa da revista acima para ler/baixar a última edição completa
ou
nos títulos abaixo para ler/baixar cada artigo individualmente.


Carta ao Leitor

Artigos


EIXO 1 - CARTOGRAFIA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE

Pensamento espacial e representação do espaço: uma abordagem histórico-cultural na educação infantil
Paula Cristiane Strina Juliasz

Cartografia como enunciação do viver
Bruno Muniz Figueiredo Costa • Jader Janer Moreira Lopes • Diego Corrêa Maia

Cartografia escolar em livros de Delgado de Carvalho e o desenvolvimento da geografia escolar moderna (1930-1943)
Diego Carlos Pereira • João Pedro Pezzato

Ensayo de un constructo de evaluación de las geohabilidades
Alfonso García de la Vega

Ensino de Geografia, educação geográfica e alfabetização cartográfica
Francisco Rodríguez Lestegás • Xosé Carlos Macía Arce • Francisco Xosé Armas Quintá

A linguagem cartográfica em livros didáticos de Geografia: aproximações entre a Linguística e a Cartografia
Hugo Gabriel da Silva Mota • Miriam Aparecida Bueno

Mapas a serviço de uma ideologia: o Continente Antártico retratado em livros didáticos chilenos
Bruno Falararo de Mello • João Pedro Pezzato • Christiane Fernanda da Costa


EIXO 2 - TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA

Cartografia, SIG e raciocínio geográfico no ensino de Geografia: panoramas e tendências para a educação geográfica
Sonia Castellar • Igor Rafael de Paula

A Cartografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os mapas animados e interativos como recursos pedagógicos na Educação Básica no Brasil
Tadeu Jussani Martins • Andréa Aparecida Zacharias

Mapeamento colaborativo com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação acessíveis: elementos para releituras e atualizações do “leitor crítico de mapas” e “mapeador consciente”
Gisele Girardi • Patrícia Silva Leal Coelho

Atlas escolares y nuevas tecnologías
José Jesús Reyes Nuñez

As geotecnologias na formação de professores(as) de Geografia: por outros sentidos e possibilidades
Mariana Lima Loterio • Tânia Seneme do Canto

Cartografia e atividades diferenciadas: reflexos na aprendizagem e no exercício da cidadania
Angelica Carvalho Di Maio

O uso do Minecraft no ensino de Cartografia
Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena • Barbara Gomes Flaire Jordão


EIXO 3 - CARTOGRAFIA SOCIAL NO ENSINO DE CARTOGRAFIA

Histórias infantis e linguagem cartográfica: a construção dos saberes geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Luana Maria Xavier Silva Abreu • Denis Richter

Os mapas mentais como expressões simbólicas em tempos de pandemia
Rosangela Lurdes Spironello • Lígia Cardoso Carlos • Liz Cristiane Dias

Geograficidades e cartograficidades: os mapas mentais e o ato de representar
Amélia Regina Batista Nogueira

A Caatinguinha fica no Nordeste? ludicidade e Geografia escolar
Valéria Cazetta • Camila Araujo Gomes Medeiros

Mapas topológicos e topografias envolventes: reflexões epistemológicas para uma educação cartográfica plural
Thiara Vichiato Breda

O cinema como dispositivo na prática social cartográfica: a proposta metodológica da produção coletiva do filme “Localização e identidade”
Rogério Borges • Andréa Aparecida Zacharias


EIXO 4 - METODOLOGIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA

Cartografia Escolar e gêneros textuais: experiência didático-pedagógica no encontro binacional Brasil e Chile
Christiane Fernanda da Costa • João Pedro Pezzato • Ximena Edith Cortés Quezada • Silvana Andrea Núñez Thompson

Contribuições das diferentes linguagens na formação dos alunos de Geografia a partir das experiências do PIBID
Liz Cristiane Dias • Rosangela Lurdes Spironello • Lígia Cardoso Carlos

Cartografia Escolar e os fenômenos da natureza: materiais paradidáticos para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer • Patricia Helena Mirandola Garcia • Mayara Cristina Rodrigues dos Santos

O papel da imaginação na elaboração de conceitos cartográficos por estudantes com cegueira congênita
Tamara de Castro Régis • Ruth Emília Nogueira

Atlas Geográficos e suas contribuições para as Leis 10639/2003 e 11645/2008
Adriany de Ávila Melo Sampaio • Antônio Carlos Freire Sampaio

O Atlas Escolar Municipal e a parceria entre universidade e Educação Básica: relato de experiência
Joseane Gomes de Araújo • Ione Oliveira Jatobá Leal • Daniel Carneiro Reis

Atlas Escolar de Mairinque-SP Geográfico e Histórico
Ismail Barra Nova de Melo

Os atlas no ensino de Geografia: o estado do conhecimento no Brasil neste início de século (2001-2020)
José Vitor Rossi Souza • João Pedro Pezzato • Christiane Fernanda da Costa
© 2021 - AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru